terça-feira, 8 de abril de 2008

ANEXOS II


CARTA ABERTA AO GRUPO JOÃO LYRA

Ao GRUPO JOÃO LYRA
Sr. RONALDO MELO
Responsável pelos programas de responsabilidade social e ambientais do Grupo João Lyra
Assunto: PROPOSTA DE PARCERIA COM PROJETO FÊNIX DO MUNDAÚ

Sabemos que o Grupo João Lyra gera 17 mil empregos diretos no Brasil. É um dos maiores empregadores de Alagoas, com aproximadamente 12 mil funcionários. Que se orgulha por possuir uma atuação empresarial respaldada em um modelo de gestão capaz de garantir investimentos significativos para a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores diretos e das comunidades ao entorno de suas unidades industriais. O que lhe qualifica como empresa socialmente responsável.


Sabemos ainda que para cumprir com o seu compromisso social, o Grupo João Lyra reserva investimentos da ordem de R$ 17,605 milhões anuais, porém o Grupo João Lyra vai além em sua ações, e dedica-se também ao cuidado com o meio ambiente, sendo inclusive parte integrante de seus valores e princípios empresariais. Talvez por isso que o Grupo João Lyra foi o primeiro conglomerado empresarial do Brasil no setor sucroalcooleiro a receber a certificação ISO 14001, norma internacional de qualidade do meio ambiente.


É também de nosso conhecimento que para a conservação ambiental, o Grupo reserva uma área superior a 10,5 mil hectares, sendo 8 mil hectares somente em Alagoas, onde estão situadas três reservas ambientais: o Santuário Ecológico de Santa Tereza, situado na Usina Uruba, no município de Atalaia, o Refúgio das Capivaras, na Usina Laginha, em União dos Palmares, e o Santuário do Jacaré-de-papo-amarelo, na Usina Guaxuma, no município de Coruripe, que sozinha possui 5,8 mil hectares de área conservada. E que os investimentos em ações socioambientais nas cinco unidades agroindustriais do Grupo giram em torno de R$ 5 milhões ao ano.


Por tudo o que foi supra aludido é que vimos por meio desta a presença deste conceituado grupo empresarial apresentá-los o PROJETO FÊNIX DO MUNDAÚ, que em síntese nada mais é que um programa de recuperação ambiental e revitalização urbana das cidades banhadas pelo Rio Mundaú onde prevê entre outras ações: A retirada das casas da margem interna do Rio em todo percusso urbano; Pagamento de indenizações para que os antigos moradores das áreas de risco construam novas casas em local apropriado e digno; Reflorestamento com árvores nativas no leito urbano do Rio com menor densidade demográfica; Construção de uma orla ribeirinha ao longo do trecho urbano com maior densidade demográfica com quadras poli-esportivas de areia, Bares e Restaurantes; Construção de ETE's – Estações de Tratamentos de Esgotos e por fim a construção de Aterros Sanitários.


O projeto é audacioso e indispensável para salvar um Rio com tamanha importância histórica e social como o Velho Mundaú, principalmente porque não depende da vontade de apenas uma pessoa e sim de todos aqueles que direta ou indiretamente usufruem do Velho Rio, deve custar aproximadamente 500 Milhões de Reais e sua realização só será possível com a participação do Poder Público, da Iniciativa Privada, das empresas do Terceiro Setor e principalmente dos cidadãos, por isso o projeto foi pensando em torno da Lei Federal 11.107/05 que dita as normas para as parcerias público-privado.


O projeto pode ser analisado em sua íntegra na internet na página http://www.fenixdomundau.blogspot.com/ e este contato inicial tem como objetivo a apresentação do projeto e a formalização do convite para que possamos firmar uma parceria em prol da despoluição desse Rio de importância histórica, social e ambiental imensurável para todos nós.


Certos que o objetivo deste contato é de interesse comum, aguardamos com ansiedade vosso contato para que possamos tratarmos dos detalhes que certamente culminaram em uma parceria de grande interesse aos mais de 230 mil habitantes do vale do Mundaú, incluindo os 12 mil funcionários do Grupo João Lyra.


Atenciosamente


PROJETO FÊNIX DO MUNDAÚ
JOSIVALDO BATISTA RAMOS (idealizador)


www.josivaldoramos.zip.net
josivaldoramos@hotamil.com

_________________________

GRUPO JOÃO LYRA RESPONDE A CARTA ABERTA
DE JOSIVALDO RAMOS: AS PORTAS ESTÃO ABERTAS.


Bom dia Josivaldo Ramos,


Inicialmente parabenizamos pela iniciativa do projeto, mas como você mesmo diz o projeto é audacioso e indispensável para preservarmos os nossos bens naturais.


Josivaldo, o Grupo João Lyra e todo o setor sucroalcooleiro passa no momento por um período de crise e agora com esse sufoco da crise financeira mundial é que a coisa ficou preta, pois, os nossos produtos são 100% exportados e com a instabilidade do dólar as traides ( compradoras dos produtos ) deram uma freada e aguardam a normalização..


Devido a isso, demos uma parada temporariamente nos nossos projetos e ficou determinado pela diretoria que só voltaríamos a rever qualquer eventos, patrocínios, apoios a partir do termino da safra de 2008/2009, que termina aproximadamente em março de 2009.


Sucesso com o projeto e voltamos a conversar após o encerramento da safra no próximo ano.


Atenciosamente,

Ronaldo Melo
Ger. Socioambiental JL

_________________________

RÉPLICA DE JOSIVALDO RAMOS ENVIADA AO GRUPO JOÃO LYRA


Caro Ronaldo Melo!


Primeiramente gostaria de registrar a satisfação pela prontidão com que respondeu nosso contato.


O projeto FÊNIX DO MUNDAÚ é de fato audacioso e indispensável para despoluir o grande Rio Mundaú, que nasce na cidade de Garanhuns, estado de Pernambuco, percorre 15 municípios naquele estado até adentrar o estado de Alagoas e percorrer outros quinze municípios até desaguar na Lagoa Mundaú em Maceió, este Rio é a maior, talvez única fonte de água "potável" de 09 das cidades alagoanas por ele banhadas. Portanto é de fato uma ação grandiosa para se salvar um grande Rio com importância imensurável, e é exatamente por isso que estamos tentando nessa primeira parte do projeto nos aliarmos não apenas aos cidadãos alagoanos, as ONGs de defesa do meio ambiente, aos governos municipais banhados pelo Rio mundaú, ao Governo do Estado de Alagoas, ao Governo Federal e por fim as pequenas, médias e grandes empresas do setor privado (Onde inclui-se o Grupo João Lyra) para dividerem conosco a responsabilidade de despoluir um bem natural por nós mesmos degradado ao longo de décadas.


Recebemos vossa resposta com muita esperança, já que ao final do vosso texto fica explicita a possibilidade de que possamos sentarmos e discutirmos quais das ações previstas no Projeto serão assumidas por esse conceituado Grupo de empresas. Aguardarmos com ansiedade o final da safra 2008/2009 com votos de que o crescimento econômico volte a fazer parte do cenário mundial e assim seja possível o resgate do Grupo João Lyra aos projetos socioambientais tão necessários ao desenvolvimento do nosso país.


Conheça a íntegra do projeto Fênix do Mundaú, acesse: www.fenixdomundau.blogspot.com


Cordialmente


PROJETO FÊNIX DO MUNDAÚ
JOSIVALDO BATISTA RAMOS (idealizador)

Nenhum comentário: